le likes

Três estilos, três reações diferentes

Uma blogueira dos Estados Unidos resolveu fazer um teste: produziu-se cada dia com um estilo diferente para observar a reação das pessoas nas ruas. Todos os dias ela pega o trem em São Francisco e se depara com homens e mulheres de diferentes idades e raças. Percebeu que as pessoas interagem entre si – como perguntar que horas são, por exemplo – dependendo da percepção que tem umas das outras.

Primeiro dia

Logo no primeiro dia resolveu vestir-se num estilo bastante incomum para a maioria das pessoas. Usou uma peruca preta e comprida com uma mecha roxa, deixou o rosto bem pálido com maquiagem neon, uma legging com estampa de cobra, regata fluorescente e uma coleira cheia de cravos.

Em um trem cheio de pessoas engravatadas indo para o trabalho às 8h da manhã era óbvio que ela iria se destacar. Ninguém esperaria encontrar uma garota ‘assim’ a essa hora do dia. E as reações foram surpreendentes. As mães dobravam a atenção com suas crianças quando ela estava por perto. Em seguida, tomavam um cuidado tremendo para evitar de a olhar diretamente nos olhos. E por mais que o trem estivesse lotado, ninguém ousou sentar-se ao lado dela. Na rua as pessoas passavam bastante distantes ou atravessavam para a outra calçada.

Para ter um denominador comum neste experimento, resolveu abordar um homem de negócios para perguntar as horas. No momento ele ficou um pouco desconfortável, mas tentou ser educado. Sorriu e respondeu as horas sem passar nenhum julgamento em sua voz. Nesse dia percebeu que homens mais novos não tinham problema em responder sua abordagem enquanto os mais velhos a ignoravam por completo.

Segundo dia

No segundo dia resolveu montar-se num ar mais retrô, inspirado nas pin-ups: uma blusa de renda, uma saia lápis justa, sapatos peep-toe de salto alto, uma boca bem vermelha, delineador marcado e um coque alto.

Mais uma vez ninguém sentou-se ao seu lado no trem da manhã e ela percebeu olhares de mulheres mais novas. O homem que abordou neste dia ficou um pouco hesitante. Respirou fundo e timidamente informou as horas. Segundo ela, foi “bem fofo”. Ela percebeu que a linguagem corporal e os olhares recebidos de homens e mulheres de meia idade eram bastante amigáveis e muitas vezes ainda recebia elogios. No caminho para o almoço ainda reparou que três homens que estavam trabalhando em uma construção pararam a conversa quando ela passou.

Terceiro dia

No último dia do experimento ela resolveu vestir-se de maneira confortável, com quase nada de maquiagem e o cabelo num singelo rabo-de-cavalo.

Dos três dias este foi o único que alguém resolveu sentar-se ao seu lado no trem. E o homem que ela abordou neste dia quase nem a percebeu, informou a hora brevemente e seguiu seu caminho sem se despedir. Percebeu ser quase invisível em meio ao mar de pessoas nas ruas. Quase ninguém fez contato visual e mesmo os homens não seguravam a porta para ela passar – mesmo estando com as mãos ocupadas. Para ela foi um pouco frustrante. Mas percebeu que homens mais novos eram os mais dispostos a interagir com ela.

Conclusão

Não dá para agradar todo mundo, por isso é preciso sentir-se confortável em seu estilo, sabendo de todas as reações ou preconceitos que você pode passar. Por trás de toda a roupa e maquiagem existe um ser humano.

Post retirado daqui. Dica da Fancy Geek.

Anúncios

Um pensamento sobre “Três estilos, três reações diferentes

  1. Eu conheço uma menina que ia num evento de social media que acontecia num edifício aonde também estava acontecendo um evento sobre investimentos. Obviamente ela foi para o lado errado. E quando entrou na sala, pares de olhos vestidos com ternos e terninhos bem cortados voltaram-se todos para ela, que obviamente não vestia um terninho bem cortado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s