le likes

Waste Land

Pra começar a semana, convido vocês a verem algo que mexeu demais comigo neste fim de semana.

Waste Land é um documentário que apresenta o trabalho do artista plástico Vik Muniz no maior aterro sanitário da América Latina, Jardim Gramacho, localizado na periferia do Rio de Janeiro. A ideia do artista era de fazer um trabalho que mexesse tanto com os catadores que trabalham (e vivem) ali como aqueles que vissem a obra nos museus. O resultado foi maior do que ele esperava: mudou para sempre a vida dos trabalhadores – personagens reais e inspiradores – que participaram dessa obra e, principalmente, mudou a própria vida de Vik Muniz.

Quando teve a exposição do Vik em São Paulo no Masp ano passado eu vi todas as suas obras_óbviamente encantada_, com atenção especial aos retratos feitos com material vindo do lixo. Mas somente ontem, quando assisti ao filme, pude realmente sentir o que havia ali, que vai além daquelas fotografias: a realidade da pobreza e dos estragos ambientais, as pessoas, os sonhos, a esperança, a mensagem, o tapa na cara que levamos pra perceber o quanto somos mesquinhos perto disso tudo.

É um filme que não é entretenimento, nem por isso é chato. Não é dramalhão, nem por isso passa batido por você. Te faz pensar na sua vida, nas suas escolhas. Lembrar de pensar no próximo pela forma como você está no mundo. E de como você cuida dele.

Chorei. Muito. A partir de hoje, volto a fazer coleta seletiva do meu lixo. Porque 99 não é 100 (vai entender vendo o filme).

Anúncios

3 pensamentos sobre “Waste Land

    • Oi gordinha!

      Eu vi Estamira. Acho um documentário incrível, forte e pesado pelos problemas que a vida causaram na mente dela. Esse documentário também se passa no Jardim Gramacho, mas apresenta a vida lá sob uma ótica um pouco mais diversa. Vale à pena ver.

  1. Pingback: Tweets that mention Waste Land « nina likes -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s