le likes

Sketchbooks – As páginas desconhecidas do processo criativo

Sabe quando você é criança e morre de vontade de saber o que aquela menina escreve sobre você no diário dela? Os pensamentos, as vontades, as fofocas… Agora imagine, nos dias de hoje, que você pode ter acesso a páginas do caderninho do seu artista favorito. Imagine ver os rabiscos do Angeli ou uns esboços do grande Lourenço Mutarelli. Não sei vocês, mas eu morro de curiosidade.

Roger Basseto e Cezar Almeida reuniram 26 caderninhos de 26 artistas brasileiros pra então montarem um livro com o que há de mais interessante dos rabiscos, rascunhos e até mesmo ótimos desenhos (não) finalizados dessa galera, tentando decifrar como é o processo criativo de cada um desses artistas, o material que costumam usar, as referências, etc.

São eles: Renato Alarcão, Alex Hornest, Amanda Grazini, Angeli, Arthur D’Araujo, Bruno Kurru, Carla Caffé, Cláudio Gil, Eduardo Berliner, Eduardo Recife, Elisa Sassi, Fernanda Guedes, Guto Lacaz, Hiro Kawahara, Kako, Kiko Farkas, Leo Gibran, Lollo, Lourenço Mutarelli, Montalvo Machado, Mulheres Barbadas, Orlando, Rafael Grampá, Roger Cruz, Titi Freak e Yomar Augusto.

Eu acompanhei de perto a ideia do livro e o processo, quando visitava o Arthur (meu namorado, que aliás está no livro), o Roger e o Cezinha na Livraria Pop, em Pinheiros. Eu sempre babei, desde adolescente, nessa coisa de que algumas pessoas tinham de levar um caderninho com elas em que registrassem tudo, colassem coisas desinteressantes e interessantes como papel de bala, ingresso de cinema, rótulo de cerveja, foto 3×4… o mais legal ainda é ver quando essas coisas viram material pra arte, pra criar alguma coisa em cima. Algumas nem colam essas coisas, simplesmente raiscam o que vem à mente ou aos olhos, como alguém ou de um lugar que chamou a atenção por algum motivo. Está lá, registrado. Faz parte da arte e da vida da pessoa.

Vai lá:

Lançamento do livro Sketchbooks
Quando? Hoje, 28 de outubro
Horas? 19h30 às 23h30
Onde? Museu da casa Brasileira (Av. Faria Lima, 2705 – São Paulo SP)

Pode aparecer, não paga pra entrar. O livro custa 120 reais e vale cada centavo. Te vejo lá!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Sketchbooks – As páginas desconhecidas do processo criativo

  1. Pingback: Tweets that mention Sketchbooks – As páginas desconhecidas do processo criativo « nina likes -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s