le likes

O que realmente nos motiva a trabalhar?

Eu aqui na firma, sofrendo com esse tempo seco me pergunto: Dinheiro? Reconhecimento? Fama? Quais são as razões e motivações que fazem as pessoas trabalharem? De acordo com estudos, foi provado que o dinheiro não é necessariamente o que motiva a qualidade no trabalho. Até o contrário, o dinheiro muitas vezes faz diminuir drásticamente o desempenho do trabalhador.

Para trabalhos mais mecânicos, como o de operários nas fábricas, por exemplo, ganhar mais dinheiro usualmente aumenta a produtividade. Mas para trabalhos que exigem muito da criatividade e raciocínio, um aumento de dinheiro como benefício não costuma melhorar o desempenho de um funcionário simplesmente.

O melhor uso do dinheiro como motivação é pagar as pessoas o suficiente para que elas não precisem pensar nesta questão durante o trabalho. Quando isso já não é mais problema, há outros três fatores que focam em melhorar a perfórmance e obter satisfação pessoal. São elas: autonomia, mestria e propósito. Veja o vídeo abaixo:

Via.

Anúncios

Um pensamento sobre “O que realmente nos motiva a trabalhar?

  1. Este vídeo é ótimo, pois casa ilustrações dinâmicas com aquilo que o palestrante está falando.

    O vídeo me fez lembrar da “Hierarquia de Necessidades” de Abraham Maslow. Ela trata do comportamento motivacional que é explicado pelas necessidades humanas, ou seja, a motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre os indivíduos, levando-os a ação.

    Nas corporações a remuneração adequada através do dinheiro é o fator motivacional mais importante, mas não é o suficiente. É preciso considerar o ambiente de trabalho, as oportunidades de aprendizado e crescimento, a liderança, as pressões do dia a dia, etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s