le likes

Ursinho Pooh da União Soviética

Você sabia que a União Soviética criou seu próprio Ursinho Pooh?

A animação russa do clássico da literatura infantil de Alan Alexander Milne foi feita quase que simultaneamente com a versão americana dos estúdios Disney.

Foram feitos três filmes: Winnie-the-Pooh (1969), Winnie-the-Pooh goes on a visit (1971) e Winnie-the-Pooh and the day of cares (1972). Todos dirigidos pelo incrível Feodor Khitruk e tendo Vladimir Zuikov e Eduard Nazarov como os diretores de arte.

Obviamente há diferenças brutais entre a animação russa e a americana. Pra começar, a animação Russa não tem o personagem Christopher Robin. E o protagonista Winnie-the-Pooh é bastante sério. E, claro, não teve o merchandising todo da versão Disney, com brinquedos, objetos para a casa e etc. por ser, óbviamente, um desenho feito por um país comunista. E a Disney infantilizou ainda mais o conceito da história de Winnie-the-Pooh, que ficou um pouco ‘perdido’.

Aproveitando o assunto…

Sobre isso tem um post muito legal do blog Think In Pictures. O autor faz um bom comparativo sobre o ursinho nas versões russa e americana após ler e assistir as versões soviéticas que sua mulher trouxe de lá antes do golpe militar de 1991. Vale à pena dar uma lida. [Clique aqui]

E pra quem tem iPad, iPhone e iPod Touch saibam que ao baixar o aplicativo gratuito iBooks vocês adquirem o livro de A. A. Milne que estamnos falando daqui do post, que tem as famosas ilustrações de Ernest H. Shepard. [Clique aqui]

……………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Assista agora com a animação do Ursinho Pooh russo e dê sua opinião:

{ Obrigada pela dica, Bella e Arthur! }

bloglovin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s