escritos

Amizade pra mim

Hoje é dia do amigo. E eu, lendo a Internet (parafraseando a Dani Arrais), posso dizer que uma pessoa que já escreveu maravilhas sobre o assunto é a Daniela Arrais, do blog Don’t Touch My Moleskine.

Ela já escreveu sobre o amigo fita K7 que, segundo ela, “são aqueles que você pode deixar de ver ou de conversar por um tempãaaaao, mas, assim que os reencontra, é como se você tivesse parado naquele ponto da fita. e tudo recomeça outra vez” [leia o post aqui]. E também escreveu sobre a dor de um ex-amigo [leia aqui].

Estes dois posts dizem muito do que eu sinto, do que eu já vivi. Pessoas que eu acreditava ter uma amizade inabalável se abalaram e até terminaram por TÃO POUCO. E já teve amigo que pisou MUITO feio na bola e eu perdoei, mesmo assim largou a mão da amizade por medo e, imagino, vergonha.

Acredito que amigos conversam, discutem, mas se entendem. Pode rolar um estresse, mas no fim amizade é isso: a família que escolhemos. Por isso, pra mim uma amizade que simplesmente acaba por desentendimentos, falta de comunicação e bobagens era porque faltava algum ingrediente, alguma coisa não estava certa: o bolo cresceu e murchou. Lamentamos, choramos. Eu acho que sofro mais pela perda de uma amizade do que pela perda de um romance.

Tem também as pessoas que vem e vão, amigos de temporada. Chamo de amigos-emprestados, como de um emprego ou de um relacionamento que, assim que termina o elo de ligação, acaba também a ‘amizade’.

Mas sempre tem os amigos que ficam.

Eu tenho uma amiga que coinheci quando tinha apenas 4 anos, no Jardim de Infância. E somos amigas até hoje, de ir uma na casa da outra, de pedir pra ‘tia’ (mãe da nossa amiga) fazer aquele doce que a gente adorava comer quando criança. E tenho, dessa época de escola, outros amigos bons. Dessa amizade tenho engenheiros, químicos, designers, médicos, arquitetos. E todos conversam a mesma língua quando nos encontramos. O que liga é o amor.

E tem também os amigos recentes, que você no início pensava que seriam apenas emprestados de um relacionamento ou empresa, mas que passam a ser peças fundamentais da sua vida. Pessoas que você liga, quer ver, quer conversar de alegrias e dores, saber as novidades. Não é porque é recente que não é duradouro. Não é porque algo passou que amizades também precisam passar.

E tem os amigos que foram e que, mesmo que doa lembrar, agradecemos por terem passado por nossas vidas.

Ah, esta foto que ilustra o post sou eu e minha amiga Elisa Rocha, a quem eu chamo de irmã mais velha desde 2005. Fresquinha, tirada ontem. Taí uma amiga fita K7, fundamental pra mim. Bom, retirei a foto pra não expor a Elisa aqui, né, ahaha! Por hora, a foto do post é essa fofisse que encontrei no <!––>We Heart It. Tenquiu, ma frends.

bloglovin

5 pensamentos sobre “Amizade pra mim

  1. Como diria aquele nosso conhecido: A maior riqueza que um homem pode ter é a coleção de amigos que consegue adquirir ao longo da sua vida.

  2. Eu gosto muito de ler seu blog é de muito bom gosto. Seu texto sobre amizade até me inspirou a escrever, só que o clima de onde estou que não colabora. É lindo, isso. A amizade. Os amigos são exatamente assim como você falou, uma família que escolhemos. As vezes eles são ainda mais próximos do que nossa família. Eles são muito importantes e é triste perceber amizades que se foram. Ainda bem que conseguimos olhar para o passado com amor, do contrário seria muito, mas muito triste. Eu te considero uma amiga mari. Alguem que eu tenho muita vontade de estar perto todos os dias. Queria concretizar isso esse ano. Gosto muito mesmo de você, muito muito.
    Um beijão, amiga =D

Deixe um comentário

