le likes

JB: tem, mas acabou


O Jornal do Brasil, existente desde 1891, deixará de circular na sua versão impressa. A data para o fim da versão em papel do jornal ainda não foi divulgada. A decisão tomada pelo empresário Nelson Tanure deu-se pela dívida de mais de 100 milhões e pela baixa circulação. Sem encontrar comprador para o jornal, Tanure decidiu mantê-lo apenas na Internet.

A reportagem é d’O Globo e traz questões sobre o delicado momento que o jornalismo vive hoje, sendo a Internet que desencadeou a maioria delas. Polêmicas como a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para exercer a profissão no Brasil e de jornais como o New York Times, que vai cobrar pelo conteúdo online do seu jornal a partir de 2011 são algumas delas.

Um assunto recorrente é a da substituição de mídias, que começou com o surgimento da TV (que diziam que substituiria o rádio). Com o lançamento do iPad, por exemplo, muitos disseram que os livros em papel morreriam em alguns anos, não só pela comodidade como também pela economia da matéria-prima nesses tempos de preservação dos recursos naturais do planeta. O mesmo para as revistas.

E agora, não acredito que que os jornais impressos morrerão por causa da Internet juntamente com a portabilidade da informação (smartphones, netbooks e tablets). Hoje você tem rádio, câmera fotográfica, filmadora, tocador de música, agenda, jogos, notícias, ‘telégrafo’ e telefone, tudo no aparelho no celular. Mesmo assim muitos não abrem mão de ouvir discos de vinil, de fotografar usando filmes fotográficos, de jogar jogos em videogames de alta perfórmance e até mesmo de enviar cartas escritas a punho para alguém. Há sim, a comodidade, a rapidez. Mas ainda penso que nada substituirá a exclusividade de cada ‘mídia’, de cada tecnologia.

Por essas e outras que lamento o fim do Jornal do Brasil em meio impresso. O que acham?

bloglovin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s