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5 tendências em Mídias Sociais para observar

Ótimo artigo da Mashable traz as 5 tendências quentes em Mídias Sociais que já estão acontecendo hoje no mundo e que deverão crescer nos próximos anos. Fiz uma tradução livre ao texto, adaptando algumas coisas. Para ler o texto original (em inglês), clique aqui.


1. Localização

As pessoas do mundo todo conectadas aonde quer que estejam é algo cada dia mais real, trazendo o conceito da Cibercultura bem mais elevada e evidente.

A Internet no celular possibilitou a ideia de informar a localização do usuário em muitas maneiras: Fotos, posts em blog e até mesmo a localização de cada Twit. O Facebook também está com intenções de fornecer o suporte de localização, mesmo não sabendo bem como se utilizar da tecnologia ainda.

Exclusivamente para o celular, aplicativos permitem que os usuários façam “check in” e informem o local em que estão naquele instante aos seus amigos. É o caso do Foursquare e do Gowalla, duas startups que estão concorrendo entre si pra ver qual será o representante mundial do aplicativo “go-to”, ou seja, da divulgação de locais e vivências pessoais geográficamente.

Quem souber usar esta tendência em Marketing e Business Inteligence terá bons resultados daqui a alguns anos (no caso do Brasil).

2. “Group Buying”

“Group Buying” é um sistema no qual os consumidores podem “conspirar” para obter promoções ou descontos em produtos e serviços. O foco é bastante local, ou seja, oferece promoções diárias para usuários em cidades específicas dos EUA. Isso ainda não existe no Brasil, que eu saiba.

Se um número suficiente de usuários entra para a oferta-leilão do dia, todo o mundo começa a participar; do contrário, se o número de inscritos não for suficiente, ninguém tem a chance de aproveitar as ofertas.

O “Group Buying” surgiu para ser uma oportunidade de negócios, não como uma obrigação, uma necessidade de inserção. É interessante para empresas que queiram premiar seus clientes fiéis, bem como atrair novos que possam ser descobertos por um novo negócio por dia.

3. Publicidade para celular

Os anunciantes finalmente estão conseguindo tirar uma casquinha das plataformas de anúncios para celular. Isso permite que eles, por exemplo, possam atingir consumidores em momentos críticos, como o momento pouco antes de se fazer uma compra. O anunciante é capaz de chegar a um cliente em qualquer lugar, como por exemplo quando o cliente está próximo a um ponto de venda (isso faz link com a primeira tendência descrita lá em cima, “localização”).

4. Pagamentos via celular

Outra tendência é a habilidade de fazer e receber pagamentos diretamente do celular. A startup Square (projeto de um dos desenvolvedores do Twitter, Jack Dorsey) desenvolveu um adaptador (dongle) que encaixa no iPhone no lugar dos fones de ouvido, permitindo assim transações de cartão de crédito processadas nos locais certos.

A rede de cartões Visa, por exemplo, tem intenções de avançar agressivamente na área de pagamento móvel. A PayPal também tem um aplicativo bem popular para pagamentos móveis para iPhone, Android e plataformas BlackBerry.

E isso está apenas começando nos EUA. O mundo em desenvolvimento (Brasil, uhu!) tem adotado a ideia de pagamento móvel já faz algum tempo. Adicionado à possibilidade de fazer micro-transações dentro de uma grande variedade de aplicações específicas orientadas a pagamento, além de um emergente ecossistema de pequenas empresas que vão prestar uma boa atenção nisso.

5. Ter a Política de Mídia Social

As empresas mergulharam de cabeça na onda das Mídias Sociais, por isso hoje é muito comum que haja uma política do “modo de uso” das ferramentas por seus funcionários.

O que é e o que não é um comportamento aceitável do empregado em torno das Mídias Sociais? Isso é algo que muitas empresas vão querer fornecer aos seus funcionários já existentes e mesmo àqueles que virão.

Muitas das orientações podem parecer senso comum, desde “exercícios para um bom julgamento” até “ser responsável”, mas são coisas que podem ser poderosos lembretes para a equipe, juntamente com as regras mais concretas, especialmente em casos de representação da empresa via Mídia Social e meios de comunicação.

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4 pensamentos sobre “5 tendências em Mídias Sociais para observar

  1. As Redes Sociais Digitais/Online estão bombando mesmo, as ferramentas (sites/aplicativos) como Facebook, Orkut, Twitter, LinkedIn, Foursquare estão sendo mais usadas na Internet do que os demais sites juntos, incluindo Google, Yahoo e até mesmo e-mail. Já estão chamando estas redes de Midias Sociais, porque as empresas viram o potencial das mesmas e as usam como apoio no atendimento ao cliente, análise da marca – onde investigam quem está falando o que (bem ou mal) sobre ela, usam para divulgar campanhas, para complementar seus sites, etc. Aplicações desenvolvidas por estas empresas para Orkut e Facebook muitas vezes atingem mais o cliente que seus próprios sites, etc. Uma loucura, uma revolução, um novo mundo digital chegando.
    Sugiro que você publique algo sobre Web 3.0 e Realidade Aumentada.

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